Os desafios de envelhecer no Século XXI

por Marili Teresinha Rossi Muller publicado 28/05/2019 10h31, última modificação 28/05/2019 10h31
Representantes do Conselho do Idoso estiveram na Câmara de Vereadores usando a Tribuna Livre para expor sobre um resumo da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa que aconteceu no dia 19 de março, às 12:30 h , no Centro de Convivência Egídio José Köehler, Vila do Salto.

Com o tema: “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das Políticas Públicas”,  a Presidente do Conselho, Cristiani dos Santos e a Secretária Executiva , Ana Beatriz de Paula explanaram sobre o objetivo de  propiciar a reflexão e a discussão sobre o protagonismo da pessoa idosa e o impacto nas transformações como estratégias na garantia dos direitos, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

Foram formados grupos de trabalhos e coletadas reivindicações dos participantes e entre essas solicitações encontravam- se  a garantia de acessibilidade e a mobilidade urbana com transporte público coletivo, ciclovias e acostamentos nas vias públicas; proporcionar ao idoso atendimento de qualidade e humanizado, garantindo informação e comunicação, e possiblitando o acesso a todos os níveis de atenção à saúde com implantação de especialidades voltadas à pessoa idosa.

No âmbito da educação com a inserção na grade curricular de disciplina que fomente a inteligência emocional, com a temática do envelhecimento na atualidade; conscientização à população através de campanhas educativas, junto aos meios de comunicação para um envelhecimento saudável e a contratação de profissionais qualificados para desenvolver programas de atividades físicas nas academias ao ar livre para a pessoa idosa.

A Conferência contou com 92 participantes e representou um marco na conscientização dos desafios de envelhecer no século XXI.

O Presidente Laerte Schveitzer agradeceu a presença dos representantes do Conselho na Câmara e disse ser uma oportunidade de conhecer mais de perto as dificuldades e reivindicações da pessoa idosa do município.