Equipe de Assistência Social do Município apresentou relatórios na Câmara de Vereadores

por Marili Teresinha Rossi Muller publicado 02/08/2019 15h45, última modificação 02/08/2019 15h45
A Equipe da Assistência Social do Município esteve na Câmara de Vereadores na tarde do dia 29 de julho, para explanar aos Vereadores sobre os desafios da Secretaria, resultados obtidos e relatórios consolidados.

Atualmente, a Secretaria de Assistência Social conta com uma equipe de 16 pessoas especializadas nas diversas áreas, desde Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores, Assistentes Administrativos, Zeladores e Motoristas.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Amábile Schmitt, destacou a importância do atendimento prestado pelo Poder Público com políticas voltadas às várias necessidades do cidadão.

Mais de 3.800 atendimentos foram realizados durante este ano entre janeiro e junho de 2019.   Considerando que o número de habitantes de Luiz Alves está estimado em 12.500, os atendimentos da assistência atingiram quase um terço da população.

A Assistente Social Vera Lúcia Rossi fez um relato histórico da Política de Assistência Social no Brasil desde os anos 1930. Precisou datas de aprovação de documentos importantes para a assistência no País, apresentando números e informando que se a Reforma da Previdência for aprovada nos termos apresentados, muitas pessoas, como as 49 atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC),  hoje atendidas pelo Município, sofrerão as consequências e os problemas tenderão a se agravar.

Vereadores questionaram se a habitação está sob responsabilidade da Assistência Social, onde a Secretária Amábile Schmitt esclareceu que formalmente e de maneira provisória, até que haja um trabalho todo realizado à habitação, com recursos e estrutura própria, a assistência está cuidando desta pasta, porém, frisou que um trabalho na área de habitação exige pessoal qualificado, recursos destinados e uma estrutura voltada para as necessidades específicas da habitação.

O orçamento anual da Assistência Social representa 2,91% em 2019, compreendendo 1.017.856,44 ( Hum milhão, dezessete mil, oitocentos e cinqüenta e seis reais e quarenta e quatro centavos) de um montante de 35 milhões de reais, orçamento para o ano. A estimativa é que atinja os 3% até 2021.