Equipe de Assistência Social do Município apresentou relatórios na Câmara de Vereadores
Atualmente, a Secretaria de Assistência Social conta com uma equipe de 16 pessoas especializadas nas diversas áreas, desde Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores, Assistentes Administrativos, Zeladores e Motoristas.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Amábile Schmitt, destacou a importância do atendimento prestado pelo Poder Público com políticas voltadas às várias necessidades do cidadão.
Mais de 3.800 atendimentos foram realizados durante este ano entre janeiro e junho de 2019. Considerando que o número de habitantes de Luiz Alves está estimado em 12.500, os atendimentos da assistência atingiram quase um terço da população.
A Assistente Social Vera Lúcia Rossi fez um relato histórico da Política de Assistência Social no Brasil desde os anos 1930. Precisou datas de aprovação de documentos importantes para a assistência no País, apresentando números e informando que se a Reforma da Previdência for aprovada nos termos apresentados, muitas pessoas, como as 49 atendidas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC), hoje atendidas pelo Município, sofrerão as consequências e os problemas tenderão a se agravar.
Vereadores questionaram se a habitação está sob responsabilidade da Assistência Social, onde a Secretária Amábile Schmitt esclareceu que formalmente e de maneira provisória, até que haja um trabalho todo realizado à habitação, com recursos e estrutura própria, a assistência está cuidando desta pasta, porém, frisou que um trabalho na área de habitação exige pessoal qualificado, recursos destinados e uma estrutura voltada para as necessidades específicas da habitação.
O orçamento anual da Assistência Social representa 2,91% em 2019, compreendendo 1.017.856,44 ( Hum milhão, dezessete mil, oitocentos e cinqüenta e seis reais e quarenta e quatro centavos) de um montante de 35 milhões de reais, orçamento para o ano. A estimativa é que atinja os 3% até 2021.