A primeira Sessão Itinerante de 2019 foi realizada em Ribeirão do Bugre
A primeira sessão itinerante correspondeu à sétima sessão ordinária da 15ª Legislatura.
Estiveram presentes membros da comunidade, o Prefeito em exercício , Vanderlei Rossi, o Sargento Carlos Roberto da Luz, membros da coordenação da Capela Nossa Senhora de Fátima, representante do Jornal local, João Lídio Sprada, ex- Vereador Gelásio Schmitt e demais Vereadores, além dos Servidores da Casa.
As sessões itinerantes já eram previstas na Lei Orgânica do Município e estão sendo realizadas desde 2018, quando foi regulamentado pela Resolução nº 05/2018.
Também é possível o uso da palavra na Tribuna Livre , desde que previamente inscrito e representando uma Associação, Clube , Fundação ou Entidade.
Moradores da comunidade compareceram e puderam acompanhar a sessão, conhecendo de perto como funcionam os trabalhos legislativos e a representação dos Vereadores.
No expediente do dia estavam o PL nº 07/2019, do Executivo, que autoriza o Município de Luiz Alves a ingressar no Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Região da AMFRI- CIM – AMFRI, a Redação Final da Lei relativa ao PL nº 06/19, de autoria do Vereador Djonei Césaro Scola que altera e inclui dispositivos na Lei Municipal nº 1725/2018 que institui a concessão de honraria por tempo de serviço dos servidores públicos municipais de Luiz Alves que atingirem 10, 20 e 30 anos de serviço público por meio de medalha.
Além desses Projetos, encontravam-se na pauta do dia diversas Indicações e Requerimentos dos Vereadores, com solicitações diversas de melhorias apresentadas pela população, dirigidas à Secretaria de Obras especialmente.
O principal objetivo da realização das sessões itinerantes é aproximar o Poder Legislativo de sua população, dar uma oportunidade aos munícipes para que conheçam o trabalho do Vereador e em especial, abrir um caminho para o diálogo e o aperfeiçoamento do Poder Legislativo na busca pela cidadania e fortalecimento da democracia.