60 anos de emancipação política de Luiz Alves

por adm publicado 19/07/2018 16h28, última modificação 19/07/2018 16h28
No dia 18 de julho o município de Luiz Alves completa 60 anos de emancipação política. A fundação data de 1877, com a chegada dos imigrantes europeus, em especial italianos, alemães, franceses e poloneses.

A história política, contudo, é o que marca as principais conquistas do município, com a abertura da rodovia SC 414, anteriormente 413, a chegada da linha telefônica na década de 70, o enfrentamento do êxodo rural na década de 80 e com isso a busca por empresas com o objetivo de gerar emprego e manter a população, a expansão da famosa cachaça nos anos 70 e seu marketing nos anos 80, a chegada da telefonia móvel na década de 90, a pavimentação de diversas ruas e estradas, a partir dos anos 2000, o surgimento do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em fins dos anos 60 e seu principal fruto , o surgimento e instalação do hospital  local, de caráter filantrópico, a construção de creches municipais e escolas, ginásios de esportes e as unidades de saúde, a revitalização da pavimentação asfáltica da SC 414 mais recentemente.

Enfim, diversas atitudes e lutas políticas, no sentido de garantir o bem estar do povo se desencadearam a partir da emancipação política. Por isso, o dia do município, comemorado em 18 de julho, é histórico. Foi com a Lei Estadual nº 348/58 que o município deixou de ser distrito da cidade de Itajaí e passa a caminhar com seus próprios pés, sendo responsável pelo bem estar e manutenção de sua população.

A primeira legislatura, formada por sete cidadãos luizalvenses , foi instalada em 1959 e legislou até 1963, sendo eles Carlos Schmitz, Adolfo Domingos Guedert, Estefânio Rech, Rodolfo Francisco de Souza, Lio Ogê Gaya, Victor Novaski e Oto Wruck. E o primeiro prefeito Guilherme Schwancke, que mais tarde denominaria o ginásio de esportes central do município.

A Câmara de Vereadores guarda a história de 60 anos de lutas e conquistas políticas e lembra que sem o sonho e a disposição de pessoas saídas do povo para dirigir e governar a cidade, o município não teria chegado até aqui.

Muito ainda se tem a buscar, a enfrentar e a realizar, pois a história e o tempo não param. Novas formas  de viver vão aparecendo e se impondo e as novas gerações estão aí para escrever as suas páginas nesta história deste pedaço de chão denominado Luiz Alves.

A Festa da Cachaça este ano pretende marcar esses 60 anos com um desfile no domingo, 22 de julho, que será realizado na Vila do Salto em direção ao parque de eventos.

A Câmara de Vereadores SAÚDA A TODOS OS MUNÍCIPES LUIZALVES por esta data especial e trabalha com o intuito de estabelecer esta comunicação com o seu povo, debatendo ideias,  apresentando propostas, fiscalizando atos administrativos e valorizando o que o povo luizalvense tem de melhor : o seu trabalho incessante e o convívio em comunidades.